quinta-feira, 15 de abril de 2010

Começou!

aprendizbrancotitulo

Começou!

O primeiro episódio do Aprendiz 7 poderia ter sido pontuado pelas semelhanças com as outras edições: tarefas muito próximas, erros recorrentes, e o bom e velho WTC... A fórmula é a mesma, apesar dos novos ingredientes. E a estréia da nova edição marcou pelas diferenças.

O novo apresentador se posiciona com mais leveza do que seu antecessor, apesar de manter a rigorosidade. Sua apresentação, logo no início do programa, demonstra que chegou para iniciar uma nova era.

Um grande e novo projeto, de business e entretenimento, que ele assume com a propriedade conquistada em sua grande experiência profissional. Roberto Justus era brilhante, e João Dória Jr esteve tanto quanto.

00

Os participantes, por outro lado, ainda não mostraram todo seu potencial, e parecem pouco envolvidos. A postura fria da demitida Renata nem se compara às lágrimas derramadas por várias dos aprendizes da última edição. A sala de reunião não trouxe a vontade ímpar dos participantes de defenderem sua capacidade e sua verdade, muito notada nos Aprendizes 4 e 5 (O Sócio).

Felizmente, os novos conselheiros foram as grandes estrelas do programa. Com comentários perspicazes e uma grande presença, reverteram a impressão de que estariam ali apenas como coadjuvantes.


01

Certamente, não é fácil julgar um programa que admiramos tanto, depois de vê-lo reformulado, a ainda na primeira impressão. Na terça-feira, estaremos aqui novamente, certos de que poderemos reafirmar todas as boas novidades, e testemunhar que a tão falada paixão (justo o que faltou) volte às cenas do Aprendiz. Porque do lado de cá, com os telespectadores, essa emoção continua tão forte quanto sempre foi.

7 comentários:

  1. A meu ver, vocês estão sendo muito agradáveis na crítica/resenha. Ou então preciso ficar preocupada.

    Primeiro: não é que o João Doria se posiciona com leveza... Simplesmente faltou posição. Estava mais pra livro de auto-ajuda a qualquer outra coisa.

    Segundo: a apresentação dele no início do programa ficou um tanto quanto nada a ver; perdida entre o MIT e o Amazonas. Nada de que "ele mostrou a que veio".

    Terceiro: o Justus era/é brilhante, o João Doria andou muuuuito longe de - pelo menos - alcançar metade desse brilhantismo.

    Quarto: concordo que os participantes deixaram a desejar no sentido de motivação.

    Quinto: os novos conselheiros serem as estrelas do programa? Fala sério! Eles são coadjuvantes sim! Nem por isso deixam de ser importantes. Não há filmes sem atores principais e sem coadjuvantes, cada um tem sua devida importância. E se estes coadjuvantes apareceram mais que o principal, só confirma a ausência de presença desse.

    Espero sinceramente que este programa possa apresentar mais, pois O Aprendiz pelo qual me apaixonei andou muito longe de ser bem representado.

    P.S.: Obviamente que o Justus e o Walter Longo são insubstituíveis; mas esperava um pouco mais.

    ResponderExcluir
  2. Enfim começou! Estava aguardando com muita ansiedade o início do programa. Além de já acompanhar as outras edições e sentir a adrenalina minha adrenalina subir, em algumas provas e salas de reunião. Nesta edição está presente o Rodrigo Solano, meu ex-estagiário. Aqui na empresa o programa tem, mais do que nunca, audiência garantida.

    Como falado no post, percebi que o programa manteve a mesma estrutura, porém, gostei muito da mudança com relação aos conselheiros.

    Muito bom o Blog, estão de Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei ontem o programa, achei que a abordagem foi excelente. E não concordo com o 1º comentário, de que o João Dória estava mais para livro de auto-ajuda, pelo contrário, achei que ele foi direto, duro quanto preciso, mas percebeu que não é necessário humilhar ou diminuir ninguém excessivamente para que a mensagem do erro seja passada.

    ResponderExcluir
  4. nl, antes de mais nada obrigado pelo comentário e pela participação. Longe da gente querer encontrar sempre pessoas que compartilham da mesma opinião que a nossa. É assim que um bom diálogo se constrói. Antes de mais nada, pode ficar despreocupada quanto a sermos "agradáveis" demais. Não temos rabo preso com nenhum dos lados e não ganhamos absolutamente nada (da Record ou de qualquer outro meio de comunicação) para escrevermos o que pensamos aqui. Fato é que comparações entre as edições serão, sim, inevitáveis. Consequentemente, analogias também serão feitas entre os dois apresentadores. O programa passou por um processo de mudança. O padrão Justus de ser não é melhor nem pior, só diferente. Não vemos ausência de posicionamento do Doria como você disse, mas sim, uma forma distinta de postura. O que rolou nesse primeiro episódio, nada mais é do que uma breve apresentação do profissional Doria Jr., pouco conhecido pelo público em geral. O programa perderia em começar já na tarefa, sem antes introduzir o seu novo apresentador. Acho que ainda é muito prematuro para desacreditar numa fórmula de sucesso por um episódio de uma hora.

    ResponderExcluir
  5. A ultima frase disse tudo!!! "...do lado de cá, com os telespectadores, essa emoção continua tão forte quanto sempre foi."
    Estava com gde expectativa para o início do Aprendiz deste ano! Relmente não é tarefa fácil reformular um programa em que um dos principais chamativos era JUSTamente o apresentador - Roberto Justos!
    Mas eu gostei mto da abertura com a apresentação de João Doria! Penso que ele se posicionou bem e mostrou estilo próprio!! O único momento em que, ao meu ver, houve um "deslize" foi qdo ele criticou o "folder-foto" na sala de reunião... não lembro que palavra ele disse, mas usou o sutil desprezo de Justus...
    Enfim... continuo acompanhando o programa e o blog! Não me preocupo + com o apresentador! Para mim, é assunto finalizado! Me preocupa sim os participantes... até o momento mto "mornos".
    Bjos e parabéns pelos posts e pela cobertura!
    Isabel

    ResponderExcluir
  6. Que decepção !!!

    Parecia que estava tudo errado,ou melhor,tudo sem sal. Sem emoção nenhuma, principalmente na sala de reunião, onde o antigo apresentador roubava a cena.

    Eu assisto O Aprendiz desde sua primeira temporada, estava ansiosa por onte e me decepcionei!

    As músicas de fundo,enquanto eles estavam executando a tarefa, estava totalmente monótona,sem aquele thrilling de outras temporadas, não deixando suspense nenhum para o telespectador.

    O apresentador não parecia estar demitindo , e sim convidando para tomar um cházinho um dia desses...do tipo : a gente se vê.

    DECEPCIONANTE !!!

    cadê a firmesa do apresentador ? o pulso firme ? a irônia ? o deboche ? afeeee

    ODIEI !!!!

    pronto,falei.

    ResponderExcluir
  7. Achei o programa bom, mas não excelente, mas penso que o limite de uma hora para o primeiro episódio atrapalhou, parece que a edição tornou o programa corrido. Podia fazer como as séries fazem nos EUA, tendo um primeiro episódio com 2 horas. Assim o Dória poderia ter feito uma apresentação com mais calma e não misturar o MIT com o evento de sustentabilidade no Amazonas. E apresentar a tarefa, o confinamento, a evolução dos participantes de forma menos acelerada como foi. Creio que os próximos programas não terão esse problema pois a apresentação inicial já foi feita.
    Mais uam vez, parabéns para o Blog. Cada dia melhor.
    Abraços e sucessos.

    ResponderExcluir