quarta-feira, 12 de maio de 2010

Relatório do 8o Programa – 11 de maio, terça-feira

aprendizbrancotitulo

0801

O oitavo episódio do Aprendiz 7 Universitário não foi tão envolvente quanto a tarefa anterior, entretanto, tirou muitos dos questionamentos antes feitos sobre os participantes. A tarefa, patrocinada pela escola de idiomas Wizard, culminou numa sala de reunião atípica e na clara divisão entre os que tem chance de vencer e os que estão apenas ganhando mais tempo no programa.


A TAREFA: Promover o curso para executivos de possiveis empresas parceiras, através de uma apresentação formal. A prova julgou criatividade, estratégia de marketing e habilidade de venda. Para a apresentação, as equipes puderam elaborar os materiais, e os participantes, sua argumentação.

0802

A UP DE CAIO: Para uma prova cujo diferencial poderia estar na apresentação discursiva, a equipe Up não poderia contar com melhor líder: Caio Delforno. E aqueles que acreditavam ser a oratória seu único ponto forte, se surpreenderam com a firmeza e organização com as quais o participante conduziu sua equipe. A participação de Samara, sua vice líder, foi julgada como pouco expressiva. Fica o questionamento, portanto: Samara foi ofuscada pelo brilho de Caio, ou realmente não tem atributos para que se destaque?

0803

A AVANT, QUE NÃO FOI DE NATHALIA: Nathália Tiburtino não exerceu, efetivamente, a liderança que lhe foi atribuída na tarefa. O vice líder Ramon, assumiu a condução da equipe, mas cometeu tantas falhas que recebeu críticas de ambos os conselheiros. A fraca liderança deu abertura, também, para que Alessandra assumisse o material da apresentação e cometesse o grave erro do impresso sem revisão (sobre o qual nem temos mais forças para comentar).

0804

SEATTLE AOS VENCEDORES: João Dória Jr julgou o desempenho das equipes como muito próximo, mas não foi isso que os espectadores viram. Durante todo o o episódio, a equipe UP demonstrou superioridade: desde a organização na sala do briefing até a brilhante apresentação, com direito a menção honrosa para Gabriela que deu um show de segurança em sua participação na apresentação. Vencedores da Tarefa, foram para Seattle comemorar a vitória e ainda tiveram o privilégio de visitar a sede da Microsoft.

NA SALA DE REUNIÃO: A primeira parte da sala deixou os espectadores indecisos quanto a gravidade dos erros cometidos por cada participante. Rodrigo, criticado por todos os colegas por pecar em sua apresentação, acabou voltando para a segunda parte da sala de reunião, juntamente com Nathália (responsável pelas ilustrações de péssimo gosto utilizadas na Campanha) e Ramon (pelo modesto desempenho como vice líder).

A escolha dos participantes que retornam a sala, normalmente feita pelo líder, foi de João Dória Jr. Outra grande surpresa dessa sala, foram os questionamentos do apresentador acerca da família dos participantes. Argumentando que a trajetória anterior ao programa pudesse esclarecer pontos fracos e fortes de cada um, Dória pareceu realmente estar sentimentalizando uma decisão que deveria ser puramente racional. Mesmo com a tentativa de sensibilização, a sala de reunião foi fraca e sem graça. Os três perfis de candidatos ali representados não são dos mais incisivos e reagem apaticamente às provocações dos conselheiros e do apresentador.

0805

A ELIMINAÇÃO: Se a comunicação interna é a grande falha da equipe Avant, reafirmada em lideranças fracas, a argumentação na sala de reunião é primordial para quem quer se manter no programa. Rodrigo, responsabilizado pelos colegas pelo desempenho ruim, não sustentou sua defesa. Penalizado por erros que poderiam ter sido atribuídos a quaisquer dos membros da Avant, o estudante de RI acabou deixando o programa.

E AGORA? Alessandra, que despontava como a esperança da Avant, acabou frustrando as "espectativas" com esse grave erro ortográfico. Nathália, estudante de jornalismo, poderia ter se destacado na apresentação da Wizard, mas se mostrou eficiente em passar o microfone. Um a um, os integrantes da equipe Avant estão decepcionando quem acreditava em seu potencial.

Por isso, a oitava tarefa deixou ainda mais evidentes os motivos que levam Caio, Rodrigo Solano e Gabriela a ser apontados como possíveis finalistas do Aprendiz 7. A verdade é que, se a Avant deve ficar atenta quanto a força da equipe oponente, Samara deve se cuidar para não se perder diante dos fortes concorrentes que estão a seu lado na equipe Up.

Assista ao episódio em HD e na íntegra nos links abaixo:

8 comentários:

  1. "A AVANT, QUE NÃO FOI DE NATHALIA: Nathália Tiburtino não exerceu, efetivamente, a liderança que lhe foi atribuída na tarefa. O vice líder Ramon, assumiu a condução da equipe, mas cometeu tantas falhas que recebeu críticas de ambos os conselheiros. A fraca liderança deu abertura, também, para que Alessandra assumisse o material da apresentação e cometesse o grave erro do impresso sem revisão (sobre o qual nem temos mais forças para comentar)."
    .
    desculpe-me ter destacado essa parte do texto e usá-lo pra desmontar toda a argumentação contra rodrigo.
    1 .nathália foi péssima líder e destaco aqui as suas tentativas em vender, ao telefone, algo que
    não era vendável. ninguém soube o que ela queria
    vender e foi tão horrível isso, que foi mostrado
    o vídeo da palhaçada toda.
    2.ramón assumiu, segdo você, o papel dela e nele
    se enroscou. foi indicado pra sair pelos dois conselheiros, como você destaca ai.
    3.alessandra, com o péssimo trabalho de arte e com mais um erro de português, foi terrível além
    de "desconhecer" as respostas q se dispôs a dar a quem tivesse dúvidas. ramon o fez e bem.
    .
    4. rodrigo: sobre ele vc não comentou nada e até
    poderia comentar: a sua exposição para o grupo q não foi aceita e ele tentou articula-la no espelho - técnica comum, ok? - mas abriu mão e foi sincero em assumir q não o faria. quanto às outras tarefas ele as cumpriu todas!
    .
    NA SALA NIGUÉM DO GRUPO INDICOU RODRIGO!!!!!! E TODOS OS OUTROS FORAM INDICADOS...
    .
    desculpe-me pelo caixa-alta, mas madre thereza de calcutá "baixô" em dória? os 2 conselheiros já haviam indicado ramon que, na minha opinião,
    já estava até se soltando mais. mas q dramalhão
    mexicano foi o de dória em explorar o "pessoal"
    em detrimento do "profissional"?
    .
    quis decididir e pisou na bola. foi contra seus
    conselheiros da pior forma possível:" você nos surpreendeu!". acredito q a qquer um q tivesse bom senso, dória decepcionou.
    .
    o "menos infeliz" - quem garante q rodrigo o é?-
    vai pra rua! num péssimo grupo saiu o melhor, só
    porque não tinha "drama pra contar?".
    .
    e, acredito q rodrigo não entrou no jogo, quando
    manteve "os pilares de sua formação: seus pais".
    a eles, não decepcionou.
    .
    péssima mesa graças ao condutor do programa. e olha que o defendi pra caramba qdo o malhavam.
    .
    sinto por tão péssima tragédia! ramon ficará sim marcado como o "que ficou no aprendiz" pq
    o pai sumiu aos seus 2 anos. não merecia isso.
    .
    e nem rodrigo sair. que saisse a que não foi líder. ah! me esqueci. ela também tinha drama.
    .
    q dória se reveja. é o que espero.
    .
    vou ouvir DRAMA, com maria bethânia. abrs
    ficou

    ResponderExcluir
  2. O episodio de terca deu a impressao de que a disputa esta assim: Time das ovelhinhas VS. Time dos leoes

    ResponderExcluir
  3. E a Vandinha Addams me decepcionou profundamente na lideranca... vamos ver quanto tempo mais ela dura

    ResponderExcluir
  4. Fato interessante: o Ailton, demitido no episodio 2, foi o unico candidato desta edicao a nao ter assumido lideranca.

    ResponderExcluir
  5. Rúcula, seus comentários são sempre muito bons de rebater. É bom debater com pontos de vista diferentes. Se fosse você defendendo a permanência do Rodrigo na sala de reunião, ele ficaria. A torcida do Sphor queria muito mais que ele ficasse do que o próprio.
    Quanto ao momento emotivo que salvou Ramon, sinceramente, espero que não tenha servido de critério para demissão e sim, uma tentativa de movimentar a segunda parte da sala de reunião que foi sonolenta. Vale a pena relembrar um histórico do participante que agravou a decisão de Doria. Uma liderança instável na prova do Zoológico e uma quase demissão na prova do Quiz.

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda acho que a Samara eh uma otima candidata, mas tbm tenho minhas duvidas se tem cacife o bastante pra ser finalista. E ainda acho tambem que a Alessandra eh sim a unica da Avant atual que esta em "outro patamar". Porque o Danny Potter (como diz a Meretriz), o Don Ramon e a Vandinha Addams, a meu ver, estao na fila de espera pra pegar o taxi

    ResponderExcluir
  7. E se em algum momento alguma das equipes vai vencer 2 provas consecutivas, essa parece ser a hora

    ResponderExcluir
  8. Aprendiz o Blog!
    .
    agradeço a resposta ao meu comentário. não sou da torcida de ninguém. avalio os participantes
    e posso ser questionada sim, quando a valiação está errada.
    .
    não torço por a ou b. torço para que o aprendiz se mantenha num nível a que se propôs, e isso é
    uma das razões de assistílo: profissionalismo.
    .
    rodrigo queria ficar sim! mas não entrou no jogo
    de " sou mais infeliz!!!". rururú! e nem ramon gostou daquilo. apenas a pior líder, viu ali uma
    chance de se apegar à bola murcha jogada e pegar
    rodrigo como o da hora. até ramon foi melhor q ela!
    .
    os 2 conselheiros já haviam "demitido" ramón. e seus erros ou omissões foram maiores que os do
    demitido, mas menores da que apenas verbaliza melhor.
    .
    abraços.

    ResponderExcluir