domingo, 30 de maio de 2010

Relatório do 13o programa, 27 de maio, quinta-feira

01

Antepenúltima tarefa de O Aprendiz. Como o tempo passou depressa! Estamos há uma prova da finalíssima do programa que ocorre no dia 08/06, terça-feira. Enquanto isso, os quatro finalistas da edição continuam duelando pelo prêmio de um milhão de reais e uma vaga no Doria Associados com um salário de R$ 10 mil/mês. Os perfis em jogo? Samara e sua estabilidade, Gabriela e sua instabilidade, Rodrigo Solano que pensa ser criativo e o Caio competente mas bom de briga. Solano, por sinal, vai entrar para a história como o candidato com mais sorte em todas as edições de O Aprendiz. Digo sorte pois não julgo ser competência os únicos grandes feitos do candidato na temporada: uma fantasia de coração e o embate que culminou com a eliminação de Aimée. Alessandra, Danny ou o próprio Caio, demitido no programa dessa quinta-feira, poderiam ocupar, tranquilamente e sem injustiças, o posto do candidato entre os três finalistas. Mas vamos ao décimo terceiro episódio.

Para começar, Doria decide fazer mais um remanejamento: chega de guerra dos sexos, Caio e Samara vs. Rodrigo e Gabriela. Qualquer espectador com o mínimo de entendimento sobre a atual temporada concluiu, precipitadamente, que a primeira dupla formada seria muito superior à outra. Nada como um bom reality show para surpreender, não é mesmo?

A TAREFA: As duplas, devidamente separadas em duas diferentes lojas, deveriam elaborar estratégias para ponto de venda na comercialização de televisores. O patrocinador da prova foi o Magazine Luiza, representado por sua diretora de Marketing, Anelise Nascente.

02

Avant (Gabriela e Solano): A 13ª tarefa foi a primeira que Gabriela ganhou como líder após duas derrotas no comando dos grupos. Como a edição do programa tenta reunir vários dias de prova em 10 minutos, a impressão que se dá é que Solano não fez absolutamente NADA durante toda a prova. Gabriela aparece tomando as decisões mais importantes e realizando as tarefas essenciais para a vitória, não tão esmagadora quanto na última tarefa, mas merecida.

03

Up (Caio e Samara): Apesar de também terem ido relativamente bem na execução da tarefa, Caio e Samara pecaram pela falta de criatividade. Utilizaram vários recursos já adotados em tarefas anteriores.

RECOMPENSA: O grande destaque do prêmio recebido pelos vitoriosos da noite foi ter Cris Arcangeli como consultora de moda nas compras feitas por Gabriela e Solano.

04

SALA DE REUNIÃO: A sala de reunião foi, sem dúvida, a melhor da temporada. Perguntas diretas, argumentos bem elaborados e uma conclusão: Samara e Caio são melhores como executores do que como criativos e não há nenhum demérito nisso. O único fato inesperado foi que Samara conseguiu desarmar Caio naquilo que era o seu ponto mais forte: sua defesa oral durante a sala de reunião.

06

Enquanto Delforno já se manifestava através de seus já habituais monólogos, Samara abandonou o péssimo costume que os aprendizes dessa edição adquiriram - levantar as mãos a cada vez que querem a palavra - e protagonizou um excelente debate em que contestou todas os argumentos de Caio. Ao final desse momento, a dúvida prevaleceu mas, grande parte dos espectadores apostavam na saída de Samara. Utilizando uma visão mais macro do programa, Doria não se deixou influenciar pela boa retórica de Caio e o demitiu. Ao comparar o desempenho dos dois candidatos e evidenciar a capacidade de relacionamento, Samara leva mesmo vantagem sobre o estudante de engenharia química, o 13º eliminado da edição.


Episódio na íntegra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário