quinta-feira, 27 de maio de 2010

Relatório do 12o programa, 25 de maio, terça-feira

1202

Com a aproximação do final do Aprendiz, as tarefas do programa estão cada vez mais dinâmicas e a banca julgadora,
redobrando as cobranças. Já está passando da hora dos participantes demonstrarem que mais do que universitários, são profissionais capazes de assumir as responsabilidades de um emprego estável no Doria Associados. Visto o desempenho dos cinco finalistas na tarefa dessa última terça-feira, fica a pergunta: as provas estão ficando mais dificéis ou os candidatos estão cansados após tanto tempo de processo?

Assim sendo, o décimo segundo episódio desta temporada foi um dos melhores até agora. Não só pelas boas imagens ou pela severa sala de reunião, mas, principalmente porque os quatro candidatos favoritos do público (Solano, Caio, Samara e Gabriela), desde a metade do programa pra cá, confirmaram possuir o melhor conjunto de habilidades dentre os demais participantes da edição.

A TAREFA: A Duracell foi a patrocinadora da tarefa na qual as equipes deveriam vender o maior número de produtos que conseguissem. Para isso, foram alocadas em dois estabelecimentos comerciais, e tiveram que elaborar suas próprias estratégias para abordar e atingir os clientes. Doria deixou bem claro: foco nas vendas, pessoal!

AS LIDERANÇAS: Mantendo a divisão mulheres (Avant) contra homens (UP), as duas principais figuras dos programa assumiram as lideranças. Caio e Samara, que receberam o maior número de apostas e as torcidas mais eufóricas dos leitores do AprendizOBlog, tiveram a oportunidade de medirem suas forças, protagonizando um duelo de Titãs (também mencionado durante o nosso live).

1201

A EQUIPE AVANT: Samara e Gabriela assimilaram as recomendações que recebram na sala de reunião da 11ª tarefa. A preguiça foi substuída por uma grande garra e vontade de vencer. A estratégia utilizada foi estabelecer um link entre a Copa (evento que a Duracell está patrocinando), os prêmios e os produtos. Conseguiram uma boa parceria, que rendeu uma camisa autografada. Tiveram êxito com o trato com os clientes e organização no ambiente de trabalho através de um stand elaborado de acordo com o atual conceito da marca. Mais do que provar sua competência, elas precisavam provar sua disposição, e conseguiram.

1203


A EQUIPE UP: Numa tarefa de vendas, Caio Retórica, Rodrigo Criatividade e Ramon Participação teriam claras chances de desenvolverem um bom trabalho. Diferentemete das meninas, os três aprendizes entraram na tarefa com grandes possibilidades. Trabalharam o oferecimento de brindes para conquistar seus clientes. Coincidência ou não, foram alocados para um mercado de pequeno porte - onde acomodaram apenas seus grandes egos e uma única pequena bancada dedicada à marca. O desempenho foi abaixo do esperado e do exigido na competição.

A OPINIÃO DO CLIENTE: Para julgar o desempenho das equipes, foi convocada a representante da marca. Ao pontuar o descaso da equipe UP com o produto e as vendas, avaliação do cliente completou a opinião de João Dória Jr, Cris Arcangelli e Davi Barioni, em favor da equipe AVANT.

1204

PRÊMIO E CASTIGO: A equipe UP perdeu, vergonhosamente, a prova e foi para a sala de reunião. Samara e Gabriela viajaram para a África do Sul e conheceram as riquezas culturais que o local oferece.

1205

A DEMISSÃO: Caio, Rodrigo e Ramon foram bastante criticados pela banca julgadora, como era esperado, principalmente, pela postura de defesa mútua assumida pelos derrotados da Up. De acordo com os garotos, não havia só um culpado pela situação, mas sim três. Fato que irritou Doria, Cris e Barioni que cogitaram até a possibilidade de demissão tripla. Como de costume, João Doria Jr. utilizou de perguntas objetivas sobre a trajetória de cada um dentro do programa para auxiliá-lo na decisão. Desta vez, ninguém falou das emoções, como nas duas salas anteriores. Nenhuma citação às famílias ou dos dramas pessoais, mas a lamentável substituição desses pelas estratégias de "puxar o saco" quando os argumentos já não convenciam mais. Ramon, julgado por Doria como o menos transparente dos três e anulado diante da boa defesa de Caio e Solano, foi penalizado da pior maneira. Mesmo dizendo que admirava muito seu mestre e que queria muito continuar na disputa, o que o rapaz ouviu foi: "Você está demitido" junto com uma acusação de ausência de sinceridade. Convenhamos, o candidato poderia ter sido demitido pelo histórico no programa, pelo perfil mais discreto ou pelo fraca defesa durante a sala de reunião, mas por desonestidade ao responder uma determinada pergunta sobre o futuro, não dá, né? A sala de reunião super tecnológica também está equipada com detector de mentiras?

MOMENTOS DECISIVOS: Tão próximos do final do programa, é natural que os perfis já estejam delineados, e que os verdadeiros concorrentes vão ocupando seus lugares. Samara, Gabriela, Caio e Rodrigo já mostraram suas grandes qualidades. Todos já cometeram falhas, e naturalmente, foram repreendidos em decorrência delas. Não podemos julgar se são tanto ou mais competentes que os colegas eliminados anteriormente. Mas uma coisa está clara: foram os que melhor aproveitaram as oportunidades recebidas até agora. E nas próximas tarefas, continuarão na disputa os que mais aprenderam com elas.

Episódio na íntegra, basta clicar nos links:


Vídeos: Brusp

5 comentários:

  1. jader!
    .
    ótima síntese. parabéns. brs!

    ResponderExcluir
  2. Perdi o programa mas vocês não nos deixam ficar por fora de nada. Já me atualizei... D+
    Momentos Decisivos. Here we go!!!
    www.twitter.com/elyahs

    ResponderExcluir
  3. Excelente! Não descreveria melhor.
    Achei a "absoluta falta de sinceridade", uma absoluta falta de cortesia e coerência do Doria, embora concorde que sim, o Ramon poderia ter sido despedido por outra série de motivos, como você falou.

    ResponderExcluir
  4. Minha torcida é para a Samara.
    Vocês não acham curioso que a maioria das tarefas pendem para o lado da Comunicação e os profissionais da área já saíram todos?

    ResponderExcluir
  5. .
    e tem caio q é engenheiro e q deve dançar. mas 2º entrevista de dória hj, 12 já estão empregados.
    .
    será q RAMON tbém depois da sala? terrível,não?
    .
    ele privilegiou tarefas nessas área por ser empresa de prestação de serviços.
    .
    qdo lhe foi perguntado sobre a vaga, se seria criada ou já era existente, ele disse q criaria uma nova vaga pra adequar o vencedor.
    .
    continuemos!!!! abrs

    ResponderExcluir