quarta-feira, 19 de maio de 2010

Relatório do 10o Programa – 18 de maio, terça-feira


A décima tarefa do Aprendiz 7 tinha todos os atributos para ser a mais objetiva do programa. Iniciado com um grande desafio, o episódio acabou com um dramalhão maior ainda. Na falta de argumentos firmes o apelo pela emoção foi a defesa dos participantes - e a rendição do apresentador.

A PROVA: Cada equipe recebeu 300 jogos do Aprendiz. Vencedora seria aquela que vendesse o maior número dos produtos, no prazo de 28 horas. Lembrando: vender a maior quantidade não significa, necessariamente, arrecadar o maior montante. (#Seconselheiraeufosse focava no dinheiro)

1001

AS EQUIPES: Alessandra Silveira lidera a Avant, tendo Gabriela Gaspari como vice e Nathália Tiburtino na equipe. A estudante de publicidade havia sido líder também na prova do Pet Shop e vice-líder no Zoológico. Por ter ganho ambas tarefas e não ter demonstrado dificuldades em planejamento ou gestão no decorrer do programa, era esperado que seu desempenho fosse muito superior ao apresentado. Na oitava tarefa do programa, Alessandra acabou surpreendendo negativamente.

Exatamente o oposto, fez Samara Schuch na equipe UP. A aluna de Direito retomou o destaque que havia perdido nos últimos episódios, e mostrou bom desempenho ao lado de Ramon Ronê, Rodrigo Solano e Caio Delforno, seu vice-líder. Samara ganha pontos na corrida pela conquista do Aprendiz e aparece, agora, como uma forte e preparada candidata.

1002

O DESEMPENHO: No ímpeto de venderem rapidamente as peças, as equipes não planejaram bem sua estratégia comercial. Enquanto os participantes tentaram vender produtos avulsos, e nas ruas, obtiveram pouquíssimo resultado.

Cientes de que a falta de planejamento estava prejudicando o trabalho, ambas as equipes tiveram que reavaliar suas atividades. Na Avant, o questionamento do método parte de Gabriela, com uma proposta de redução de preços, baseada no que os concorrentes poderiam estar fazendo. A discussão entre líder e vice, que poderia desencadear num redesenho dos processos, acabou gerando apenas uma sala de reunião um tanto quanto ofensiva.

Gabriela, que sugeriu que a equipe Avant estivesse reduzindo os preços para aumentar as vendas, acertou parcialmente. A moça não imaginou o contato com lojistas, que, através da compra em atacado, acabou com o estoque da Up de Samara, Caio, Ramon e Solano.

No fim da tarefa, Avant havia vendido 51 jogos, e UP, todos os 300, merecendo a recompensa em Fernando de Noronha.

1003

A SALA DE REUNIÃO: A decisão acerca da equipe vencedora foi clara, racional e objetiva. A sala de reunião, em contrapartida, exagerada e emotiva. A discussão entre Alessandra e Gabriela, muito prejudicial à líder, foi convertida em minúcias. Frases que Alessandra disse, seus argumentos e erros, foram expostos de uma maneira muito dura. Enquanto Gabriela e Nathália reforçavam as críticas da bancada julgadora, Alessandra se limitou a dizer que o erro foi pontual com uma "Alessandra" que nem ela reconheceu.

1004

E por falar em emoção, esta roubou a cena. Partipantes indagadas sobre seus objetivos no programa, apelaram para trajetórias familiares e lágrimas, muitas lágrimas. O próprio João Dória deu sequência ao drama, com um depoimento sobre sua história e carreira, e por fim, espectadores já não reconheciam a sala de reunião, como ela é e deve ser. Houve ainda quem questionasse se o motivo real da demissão desta tarefa (e na de Danny) não fosse atrelado às lágrimas dos aprendizes.

No fim, o foco da sala foi perdido em meio aos depoimentos, mas Alessandra sofreu as consequências da liderança ruim, sendo demitida. O ápice do programa não foi o desafio ousado, tampouco os bons resultados de uma equipe, ou os ruins, da outra. Na sala de reunião, Barioni citou que homens devem manter a emoção sobre a razão, e por isso têm a cabeça acima do coração. Dória completou o raciocínou, ironizando que asnos não tem seu corpo assim. O comentário rendeu uma boa polêmica, bastante positiva para shows de tv.

Infelizmente, o argumento de que a racionalidade deve ser priorizada não foi colocado em prática - nem pela eliminada, nem pelas outras participantes, nem mesmo pelo apresentador. E esta foi a grande ironia da história.

Abaixo, assista ao episódio na íntegra:

Um comentário:

  1. equipe!

    .
    na boa: uma das piores lideranças do aprendiz. não terá sido uma jogada dela q sempre se mostra auto-confiante, pra eliminar, na mesa uma das outras duas? olha q quase a gabriela o foi.
    .
    pois é, alessandra era boa na mesa e continuou.
    foi a menos abalada e com sua postura de sempre assume que os erros foram seus. achei terrível a
    sua frase - qdo gabriela lhe diz q o outro grupo
    vendia mais - ela dizer alguma coisa tipo "isso é problema deles".
    .
    baroni foi em cima. de cara, acho q nem precisaria mta mesa mais pq quem não soube qual era o foco de uma tarefa, não vai saber mais.
    .
    chega de dores familiares! será q não sacaram q os estudantes de hj estão mais nas universidades
    particulares e ralam pra pagar seus estudos, "comonuncantesnessepaiz?"
    .
    com certeza haverá mudança de membros. um lance de grand finalle. rsrs

    ResponderExcluir