sexta-feira, 21 de maio de 2010

Relatório do 11o programa, 20 de maio, quinta-feira

1101

Depois de secar as lágrimas de crocodilo dos olhos, chegou o momento dos espectadores sedentos por mais ação e menos blá blá blá emotivo terem outra oportunidade de presenciar uma superação ainda não demonstrada pelos seis participantes na disputa. Rodrigo Solano, Caio, Gabriela, Ramon e Nathália demonstraram que são sobreviventes já cansados por conta do duro processo seletivo de O Aprendiz, sendo pouco surpreendentes e muito previsíveis na execução da décima primeira tarefa da temporada.

A PROVA: Na tarefa dessa quinta-feira, dia 20 de maio, os candidatos a Aprendiz deveriam bolar uma estratégia para divulgação do banco Santander por meio de suas contas universitárias. Um pré-cadastramento para abertura do serviço deveria ser feito como medição da ação dos participantes, mas não seria o fator decisivo na vitória da equipe com melhor desempenho e tratamento da marca.

1103

Avant Mulheres? Para dar mais fôlego à briga, nada melhor do que apostar na velha guerra dos sexos. João Doria impõe a Samara, única mulher até então na Up, que deixe o seu antigo grupo e que se junte à Gabriela e Nathália numa Avant totalmente feminina. Coordenada pela frágil Nathália, a equipe conseguiu mais uma derrota consecutiva. No retrato do grupo, três perfis bem distintos representados: uma líder apática e sem postura, uma participante estável e uma candidata com alto poder de persuasão. Nathália, Samara e Gabriela cometeram erros primários e pecaram no cuidado com a marca cliente. Para citar algumas falhas: banners com informações erradas, stand pessimamente elaborado, má aplicação dos materiais de divulgação e foco exclusivo na quantidade de cadastros.

1102

Up Masculina: Do outro lado da competição, o líder Rodrigo Solano assessorado pelo assistente Ramon trabalharam juntamente com Caio na construção de uma estratégia sólida. Estruturados em um stand muito mais bem apresentável que o das meninas, a Up conseguiu parcerias com o xerox de uma faculdade que facilitou no preenchimento das fichas de possíveis novos clientes. Além disso, os homens da competição tiveram o zelo, não utilizado pelas mulheres, ao manipular a imagem do Santander diante do público.

RESULTADO: Ficou bem claro durante o programa que, com a superioridade masculina demonstrada na tarefa e os conflitos internos da Avant, a sala de reunião seria novamente visitada por Nathália e Gabriela. Após um dramático episódio, o coração de Doria Jr. pareceu ainda estar mole. Com isso, todo mundo ganha recompensa, inclusive a bolsa de estudos no exterior avisada pelo próprio apresentador aos participantes via telefone.

1104

A SALA DE REUNIÃO: Após descansar corpo e mente em terras espanholas, Gabriela, Samara e Nathália retornam ao Brasil para a décima primeira sala de reunião da sétima temporada. Para começar, houve exposição dos erros, já citatados, utilizando todos os meios multimídia da sala super tecnológica. Fotos e vídeos só demonstraram o resultado catastrófico em que Nathália assumiu parte da responsabilidade de sua liderança instável, mas também atribuiu às demais certa parcela da culpa. Brilhanemtente lembrado pela conselheira Cris Arcangeli, o principal erro das meninas da Avant foi carregar os fardos das últimas derrotas para as tarefas seguintes. A prova do Jogo do Aprendiz foi quantitativa, mas a do Santander, não. E esse não foi o rumo tomado pela fraca liderança de Nathália.

1105

Ao voltarem para a segunda parte da sala, as candidatas encontram um João Doria Jr irritadíssimo com o tipo de derrota apresentado nessa altura da competição. Pela primeira vez, o presidente do Doria Associados jogou toda a sua indignação nas candidatas. As participantes só responderam ao apresentador quando questionadas por Barioni (também inspirado na ocasião), se as mesmas não iriam reagir. A conclusão dos três, Doria Jr., Arcangeli e Barioni foi que a Avant está exausta. Em bom português, a vitória da Up foi como chutar cachorro morto. João resolve dar mais uma chance de defesa às meninas, pedindo para que as mesmas defendessem a razão pelo qual mereciam ficar. O momento tenso do programa. Nenhum espectador assíduo da atração e em sã consciência quer ver um repeteco do que rolou no capítulo anterior. Nathália bem que tentou trazer seu drama familiar novamente, mas dessa vez não colou. Diante de Samara e Gabriela, a defesa da líder se tornou pífia. É claro que ter uma trajetória de superação pessoal é importante, mas não precisa utilizar dela a todo momento para conseguir méritos. Doria, então, demite a 11ª elminada do programa, Nathália Tiburtino.

Assista o episódio na íntegra e em HD nos links abaixo:


8 comentários:

  1. "...Pela primeira vez, o presidente do Doria Associados jogou toda a sua indignação nas candidatas..." Essa foi a melhor parte do episódio. Achei que a demissão da Nathália foi correta. Não que ela tenha sido fraca durante o programa, mas alguém deve ser demitido, e como o próprio Doria falou, só existe um vencedor no mundo corporativo. O ponto fraco dela? Pulso firme na tomada de decisão - análise minha. No Aprendiz não basta ser bom, tem que ser o melhor!!!

    ResponderExcluir
  2. turma,
    .como canso vocês, mas q trabalheira, hem? já estão também entregando os pontos? rs
    .
    como não sou dória, fazer o que, demitiria as duas: natália e gabriela. motivos não faltam.
    .
    samara foi a que sacou o fracaso da stand: "nós estamos na 10ª etapa e fizemos isso"
    .
    muito racional e comedida em avaliar e se defender, além de ser, para mim uma das fortes pra final.
    .
    desculpem-me, mas além do caio, ok? rsrs

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Caio na final Rúcula. Mas com a Gabriela. A Samara, acho que não gosta de puxar pra si as responsabilidades. Uma hora ela vai pecar por omissão. A Gabriela tem mais sede de vitória. Quanto aos outros, eles estão sendo levados pelo Caio, embora o Rodrigo seja mais criativo que o Ramon.
    www.twitter.com/elyahs

    ResponderExcluir
  4. Rúcula, o espaço dos comentários é de vocês! Use-o a vontade! Jamais nos cansaremos de ler cada comentário!

    ResponderExcluir
  5. aprendiz o blog, adoro o trabalho de vcs. precisa ser mais divulgado apenas. abrs
    .
    elias,
    .
    tô rindo de mim mesma qto à samara e gabriela.
    leio vários posts jogando a gabriela nas alturas e eu cheguei a ver bons momentos dela. tto é que já postei aqui a respeito.
    .
    e como me liguei no desempenho das mais "leves" perdi samara de vista pq estava nos vencedores.
    .
    meu "bode" era com a equipe avant, a das salas.
    .
    agora, por mais q gabriela tenha se safado na sala de demitidas com suas "amigas" (rs) achei a
    forma como se defendeu terrível. entrou naquela de historinha de pai e mãe. tá vendo como perdedor, às vezes, marca mais num programa?rs
    .
    aguardemos, elias! abrs!

    ResponderExcluir
  6. Saudações, Rúcula!
    Eh... talvez. Que ela anda fraquejando é verdade, mas ainda aposto nela, não para ser campeã, mas para ser finalista. Disputando com o Caio, acho que Gabriela perde. Vamos falar assim então, o campeão vai ser o Caio, pronto!....rssss, abç!!!
    www.twitter.com/elyahs

    ResponderExcluir
  7. ah, elias...
    .
    tô triste! segundo um expert, em aprendiz, nós vamos nos decepcionar com o resultado pq não será o caio o vencedor. snifs³
    .
    nada mais posso falar pra não prejudicar nossos amigos aqui do blog.
    .
    doce mistério! rs
    .
    vou tentar saber mais alguma coisa, ok. abrs!

    ResponderExcluir
  8. Eu honestamente DE-TES-TEI o episódio... não pela prova e nem pelos participantes, que acho estão ótimos... a reta final está boa, mas estou super decepcionada com a postura de Doria que, inicialmente, vinha se mostrando polido, centrado e ponderado... nesta reta final ele chega a beirar a falta de educação, não permitindo espaço para os participantes opinarem na sala de reunião. O-DI-EI o discurso de "vencedores" e o chavão "vai trabalhar na concorrência" já cansou! Essa postura dele corroborada por seus acessores está demonstrando certa apelação, como se eles quisessem ver disputa no programa. Claro que a disputa e concorrência existe, mas acho ridículo que seja promovida pelo "chefe"...
    Parabéns ao blog pelo envolvimento, acompanhamento e avaliação crítica! É bom ter este espaço!!
    Beijos, Isabel

    Obs.: Gosto da Gabi e tbm do Solano, mas torço por Caio e especialmente Samara!

    ResponderExcluir