terça-feira, 27 de abril de 2010

Relatório do 4o Programa – 27 de abril, terça-feira.

aprendizbrancotitulo

O programa desta terça foi, definitivamente, o mais emocionante da temporada.

A Nestlé foi a patrocinadora da vez, depois da Universal Studios e da Lukscolor. Grandes marcas que atribuem ainda mais responsabilidade para as equipes, e a cobrança sobre o universitários vem aumentando gradativamente. A prova compreendia o lançamento nacional da linha Dolce Gusto, e além de sua criatividade, os universitários contavam com um trailer, equipamentos e produtos para que o café fosse divulgado.

01

O OBJETIVO: Desenvolver o posicionamento da marca, apresentando-a para o consumidor. O briefing foi claro: a temática do dia das mães deveria ser abordada, enquanto as equipes deveriam motivar as pessoas conhecer e consumir os produtos Dolce Gusto.

AS EQUIPES: Natália Nhora assumiu a liderança da Avant, e escolheu Rodrigo para seu auxílio. Na equipe UP, a líder foi Samara e Conrado, o vice. Rodrigo Solano foi convidado a deixar a equipe Avant, e na Up, despontou como o grande Aprendiz da 4a prova. Pudemos observar que quem é vice-lider num programa, acaba se tornando líder na tarefa seguinte. E aí, enfrenta a mais grave tendência do Aprendiz 7: a de punir, com a demissão, aqueles que não alcançam resultados satisfatórios na coordenação do seu time.

O DESEMPENHO DA AVANT: Enquanto a equipe Up traduzia o briefing numa ação certeira e bastante elogiada, a Avant cometia os já recorrentes erros de desorganização e incoerência com o briefing. Ramon demonstrou que não sabe lidar com público, numa postura infeliz perante um cliente que merecia atenção redobrada. A líder, por sua vez, ao ser questionada pelo próprio João Doria Jr sobre a movimentação do local, afirmou, equivocadamente, 700 pessoas. Natália utilizou como base a quantidade de cápsulas utilizadas.

02

O DESEMPENHO DA UP: A equipe conseguiu traduzir o objetivo da tarefa, e o cumpriu de maneira exemplar. O mascote coração (que rendeu a Rodrigo os méritos criativos) foi seu passo final rumo a vitória - embora quem acompanhou nosso LIVE tenha lido algumas críticas a peça.

03

NA SALA DE REUNIÃO: Doria, que visitou os trailers das equipes durante a prova, começou enumerando a série de equívocos da Avant. Questionamentos abordaram desde a distribuição falha de amostras de café, até a honestidade de Natália, passando pela falta de tato de Ramon. Doria Jr ainda pediu que algumas imagens gravadas em "off" fossem exibidas. Nas cenas, Natália Tiburtino e Danny Jozef aparecem sorridentes após receberem o veredicto negativo quanto ao desempenho do grupo na tarefa. É claro que ningúem gosta de perder, no entanto, não dá para ficar 24hrs chorando por conta de uma derrota. O recurso utilizado pela produção do Aprendiz não fez tanto sentido e pareceu uma forma desesperada de criar possíveis intrigas dentro da sala. Não houve Avant que ficasse sem alguma retaliação.

A DEMISSÃO: Imagens mostradas por Doria, dos participantes descontraídos após perderem a tarefa, deixaram claro que eles não pareciam se incomodar com o péssimo resultado. Natália, na somatória da liderança ruim com o histórico na sala de reunião, acabou sendo julgada a pior, entre os piores.

O programa acabou deixando uma ótima sensação de início, ou mesmo de renovação. Agora sim, chegou o Aprendiz 7! A quarta tarefa rendeu muitos e graves erros, algumas lágrimas de crocodilo e uma grande idéia. Sobre a demissão? Antes tarde, do que injusta.

O episódio já se encontra online e em HD nos links abaixo:

Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5

Vídeos: Brusp
Fotos: Reprodução


2 comentários:

  1. Parabéns pela resenha. Tenho acompanhado as tarefas, principalmente, pelos posts de vocês.

    Muito obrigado.

    Abs,
    Rodrigo Carraresi

    ResponderExcluir
  2. O episódio foi mesmo excelente!
    Concordo que já era hora da demissão da Natália! Pensei q vcs comentariam algo sobre a atitude de Ramom... por um instante achei que ele seria demitido! Acho que foi mto sensato poupá-lo desta vez, não só pq a Natália estava completamente desestruturada, mas principalmente pq o ocorrido, ao meu ver, foi um incidente ao qual todos estão (estamos, na vida!) sujeitos a passar e não tem qualquer relação com profissionalismo ou competencia; o Ramom deu super "azar" no ocorrido, mas quem no lugar dele talvez não tivesse "caído" também?? Seria falso moralismo demití-lo somente pela falha de sua atitude e fico satisfeita que a postura de Doria tenha coerente em nem ignorar e nem supervalorizar o ocorrido! Estou ansiosa pelo episódio de hj!!!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir