segunda-feira, 4 de maio de 2009

Relatório do 7º Episódio de O Aprendiz - 30 de abril, quinta-feira

A PROVA: Assumir integralmente as atividades da loja Select, em um posto Shell. Força de vendas, promoção, administração do tempo, trabalho em equipe - tudo para alcançar o maior desempenho em comparação com a 5a feira anterior, dia de expediente normal na loja.

A FORMAÇÃO DAS EQUIPES: Uma troca de líderes surpreende o espectador, e apavora alguns participantes. Álvaro assume a liderança da equipe Maxxi e Sthepanie, da Best, modificação que força as redes de convivência, já muito cômodas, a serem reestabelecidas.

O DIFERENCIAL: Todos com a mão na massa! A regra era clara: os aprendizes deveriam assumir todos os trabalhos na Select. Por isso, o envolvimento que eu só havia notado na Prova do Exército finalmente reapareceu. Os estudantes vestiram a camisa, os aventais e os macacões da Select, e quase em sua totalidade, mostraram a garra necessária para alcançar a vitória.

O DESEMPENHO: Ocasião inédita em todas as edições do Aprendiz - as equipes se destacam em aspectos diferentes, mas na mesma intensidade. Maxxi demonstra melhor performance (avaliação qualitativa da tarefa) e Best, o maior lucro (melhor desempenho quantitativo). Para fazer justiça: empate técnico.

AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES: Tradicionalmente, o líder da equipe perdedora arrasta seus dois piores consigo para a berlinda. Neste caso de empate, cada universitário indicou um colega a sala de reunião, a julgar pelo menor envolvimento com a tarefa. Os líderes estão livres, obviamente pelo trabalho satisfatório, mas Lucas e Rebeca (Best), Maytê e Rafael (Maxxi) não escapam.


A RECOMPENSA: Todos a bordo do Navio Universitário, desfrutando de muito conforto, conhecimento e diversão.

NA SALA DE REUNIÃO: Enquanto os líderes não estão na sala de reunião, são os grandes alvos dos quatro participantes. A discussão parece ainda não ter começado, até a entrada de Stephanie e Álvaro. Este, rouba a cena por alguns instantes: acusado de arrogante, ele argumenta como contrário. Rebeca, participante que começou o programa dizendo que quase bateu em Ruthênio, segue a linha "gênio forte" e continua mostrando suas dificuldades de convivência num desnecessário e insubordinado bate-boca com Stephanie. Lucas se perde nos argumentos, e usa um dado inverossímil para valorizar sua participação. Enquanto isso, Maytê (para sua sorte) figura com valiosa discrição.


O ELIMINADO: Por pouco, Rebecca não perde a chance de continuar no programa. Muito competente, sem dúvida, mas com nenhuma habilidade de trabalhar em grupo. Por sorte dela, o deslize de Lucas foi apontado por Longo e, unanimemente, avaliado com um pouco mais de peso. Como o primeiro humilde entre os demitidos, o rapaz lamenta a oportunidade perdida com lágrimas elegantes (que Carla não nos leia! risos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário