domingo, 26 de abril de 2009

Relatório do 5º Episódio de O Aprendiz - 23 de Abril, quinta-feira


O 5º Episódio do Aprendiz 6 foi marcado por celeumas. As atitudes presunçosas do participante João Granja (sobre as quais já comentamos) roubaram a cena. Vamos relembrar o que aconteceu na ocasião, para entender as causas e consequências de toda essa polêmica.

A PROVA: Divulgar o smartphone Palm Centro.

AS TAREFAS: Apresentar o Palm Centro para os jovens da Uninove, transmitindo as peculiaridades do produto. Cadastrar os jovens abordados no portal da empresa e persuadir o maior número deles a comparecer ao pocket show de Tony Garrido - evento que promove a marca.

O DIFERENCIAL: Demonstrar êxito no planejamento da comunicação, na abordagem dos alunos e na apresentação do produto (conforme treinameto ministrado no programa). Entender os dois objetivos da tarefa (promoção do produto e do evento) e cumprí-los de maneira a favorecer o cliente, ao máximo.

O DESEMPENHO: O resultado das duas equipes, na promoção do evento, foi abaixo do esperado. Com quase 600 inscritos, compareceram menos de 70 estudantes no pocket show. Entretanto, a Best apresentou um trabalho muito superior na demonstração do produto na universidade, e ali, garantiu sua vitória.

A RECOMPENSA: A equipe Best seguiu para Miami. A líder Mariana decide que Álvaro, quem menos contribuiu com a equipe, fica em São Paulo.

CONFABULAÇÕES NA MAXXI: Após anunciados como os perdedores da tarefa, os integrantes da equipe Maxxi especulam as razões para isso. Começa o mal estar quando João Granja não admite a perda e questiona os critérios da avaliação. Em conversa com os colegas, e no depoimento individual, os espectadores ficam com a impressão que ele está armando contra uma Teoria da Conspiração - já que se recusa a dizer o que pensa, com medo de suas idéias serem usadas como argumentos contrários.

NA SALA DE REUNIÃO: A sala de reunião está carregada de tensões. De um lado, a comissão julgadora, com fotografias comparativas dos stands das equipes, o relatório do cliente e as estatísticas da prova. Do outro, João Granja, seus rascunhos de argumentos em mãos e sua expressão desafiadora no semblante. As razões da vitória da Best são expostas, assim como os vídeos que esclarecem as regras da tarefa. O foco da conversa, então, se volta para João Granja. Seus depoimentos atrevidos são mostrados e Justus demonstra que não vai aceitar as acusações "nas entrelinhas". Finalmente, depois de muito discutir, João assume que a equipe errou na prova e que foi infeliz nos comentários (o que desmentiu no Hoje em Dia). Mas aí, já era tarde demais. Sem que a 2ª parte da sala aconteça, João Granja está demitido.

Vale muito assistir novamente as falas finais do apresentador. O único porém ao se rever o vídeo abaixo é o ímpeto de, assim como Justus, ficarmos chocados e irritados com a atitude do ex-aprendiz.

2 comentários:

  1. Questiono a inteligência de um participante que acredita mesmo na possibilidade de continuar no programa depois de dizer tudo o que disse.

    Mas tenho a impressão de que, com a cabeça dura que tem, João não entendeu (e aí, caberia um desenho?) que palavras isoladas não representam todo o significado de uma tentativa de comunicação.

    Eu também teria recomendado a ele o estudo de filosofia da estética. Acho que ele é do tipo que acha que se preocupar com a apresentação de algo é coisa de gente fútil.

    Abs,
    Diana
    www.dianapadua.com
    www.vixtime.com.br/fazendoosocial

    ResponderExcluir
  2. Perfeito comentário.
    O João Granja se envolveu num emaranhado de argumentos e questionamentos que o fizeram perder qualquer credibilidade e maturidade.

    Obrigado Diana e convidamos a sempre deixar seus comentários por aqui!

    ResponderExcluir